DOM ESMERALDO BARRETO DE FARIAS - NOVO BISPO TITULAR DA DIOCESE DE SANTARÉM.
No dia 28 de fevereiro de 2007, a imprensa santarena foi chamada ao seminário São Pio Décimo para receber um comunicado oficial. Naquela manhã, por volta de 8h30, Dom Lino Vombommel anunciou o nome do novo bispo titular da Diocese de Santarém. Trata-se de Dom Esmeraldo Barreto de Farias, até então bispo de Paulo Afonso, na Bahia. A partir do anúncio, Dom Lino passou a ser Administrador Diocesano, até a chegada do novo bispo. Nesse mesmo dia, a Rádio Rural de Santarém, Emissora da Diocese, conseguiu contato com Dom Esmeraldo, na Bahia. O informativo conseguiu autorização da emissora para transcrever a entrevista, aqui em nosso Informativo Paroquial. Confira.
Dom Esmeraldo Barreto de Farias nasceu no dia 04 de julho de 1949, na cidade de Santo Antônio de Jesus, na Bahia. É filho de José Izidoro de Farias e Maria Georgina de Souza Barreto. Foi ordenado em 09 de janeiro de 1977 e, nomeado bispo em 22 de março de 2000. A ordenação episcopal aconteceu nesse mesmo ano, no dia 11 de junho. Tem como lema: "Levanta-te e anda" (At 3,6)
Entrevista feita pela equipe de jornalismo da Rádio Rural.
Rádio Rural: Como o senhor recebeu a notícia de se tornar bispo na diocese de Santarém?
Dom Emeraldo: Em primeiro lugar nós estamos bem dentro da Campanha da Fraternidade que, neste ano, enfoca o tema da Amazônia “Vida e Missão neste chão”. Então, eu recebo como um chamado de Deus. Recebo como sendo uma missão. Esse Deus que nos chama, é um Deus que nos dá força. Ele apenas nos pede disponibilidade para que possamos dizer: aqui stou! E Ele diz pra nós: Levanta-te e anda, levanta-te e vai. É com esse espírito de fé, de abertura, de disponibilidade e, ao mesmo tempo, com muita humildade, que respondo SIM ao chamado de Deus para que possa continuar esse trabalho tão bonito nessa diocese de Santarém. Eu sei que é um verdadeiro mundo, são 150 mil km², mas, que Deus nos permita estar aí com vocês para continuar essa caminhada do povo de Deus.
RR: O senhor tem previsão da data de chegada a Santarém?
DE: Eu fico aqui [Paulo Afonso – BA] até a Páscoa para terminar visitas de compromissos que ainda tenho, mas, se Deus quiser, dia 18 ou 19 estarei chegando a Santarém para que a missa de apresentação possa ser no dia 22 de abril. Creio que os detalhes, Dom Lino deve comunicar a todos vocês. Mas, até a metade do mês de abril estarei chegando aí com vocês.
RR: Há quanto tempo o senhor vem assumindo essa sublime missão de ser bispo?
DE. Eu fui ordenado bispo no dia 11 de junho de 2000, e no dia 02 de julho eu cheguei a Paulo Afonso, então eu estou caminhando para os sete anos de episcopado. Paulo Afonso fica às margens do Rio São Francisco e, estamos bem mergulhados no sertão. Quando a gente sai há 500 metros do rio, já encontra toda uma realidade típica de sertão. Essa campanha da fraternidade nos faz lembrar que o cuidado com o povo e o meio ambiente é também da Amazônia de forma particular, mas a gente aprende nessa região. Por tanto desde o ano 2000 estou aqui nessa região da Bahia.
RR: Quais suas considerações finais.
DE: Deus fique com vocês, meus irmãos e minhas irmãs. Meu abraço a todos.
POSSE:
A celebração de posse de Dom Esmeraldo está marcada para o próximo dia 22 de abril. A partir disso, Dom Lino passa a ser bispo Emérito (aposentado) e, durante todo o período da quaresma deve analisar o pedido de Dom Esmeraldo de que continue morando na diocese de Santarém. Quanto a Dom Severino Batista de França continua sendo auxiliar de Santarém até segunda orientação da Santa Sé. Mas em breve, ele deverá receber um comunicado do Vaticano para pastorear uma diocese do Brasil. Dom Severino é bispo auxiliar da diocese de Santarém desde outubro de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário